Com 23 anos de experiência em psiquiatria clínica, posso me definir como um apaixonado pela mente. Minha trajetória nessa área se iniciou pela vontade de entender o funcionamento do cérebro, a neurobiologia das doenças mentais e o mecanismo de ação dos medicamentos psicoativos. Isso resultou na busca de uma sólida formação com pós-graduação nas áreas de farmacologia e neurociências.
Após o ingresso na residência médica em 2001, a prática na psiquiatria clínica me aguçou o fascínio pela singularidade da mente humana em toda sua subjetividade. Ficou claro para mim que todo paciente é um universo extremamente interessante, que vai se revelando a cada consulta.
Todo o conhecimento de neurociência e farmacologia deve ser subordinado à individualidade de cada um, de cada história.
Desde então, comecei a investir muito na atuação como psiquiatra em meu próprio consultório. Em 2004, fui contratado pelo Instituto Raul Soares da FHEMIG, como professor de psicofarmacologia em todos os anos de preceptoria na residência em psiquiatria, onde permaneci até o ano de 2020. Totalizando mais de 15 anos de estimulante convívio com diversas gerações de residentes, gerando muitos aprendizados.
A atividade em pesquisa se reflete no consultório no sentido de manter bem afiada a avaliação crítica das evidências científicas para usá-las de forma adequada em prol dos meus pacientes. Minha carreira como pesquisador envolve temas como cognição, sistema canabinóide e aspectos inflamatórios e imunológicos das doenças mentais. Nos últimos anos, tenho dado ênfase à relação entre o estilo de vida e a saúde mental, em especial atividade física, sono e alimentação.